Chegamos ao Fim dos Livros de RPG?


Parece até engraçado um cara que possui mais de 170 livros de RPG, espalhados em diversas prateleiras gigantes, levantar uma questão como essa. Ainda me lembro de ter aberto minha primeira caixa de Dark Sun, em meados de 1992.

Mas, com a popularização da 4ª edição e com os PDF readers – como Ipad, Samsung Galaxy Tab e seus clones chineses – a preços módicos, a questão é bem pertinente.

Apesar de ter jogado pouco a 4ª edição até o momento, sinto que minha assinatura do D&D Insider é mais do que suficiente para criar meus personagens. Mesmo sem ter comprado nenhum livro de Dark Sun, nem ao menos ter atendido ao D&D Game Day, todas as opções para a criação de um personagem em Athas estão lá, no meu querido Caracter Generator. A um clique de mouse, todos os livros foram atualizados em meu software, e com um bom PDF reader – ou até mesmo um celular com Android – posso levar meu personagem a qualquer lugar. Se eu fosse apenas jogador, o que me motivaria a comprar o livro? Absolutamente nada.

Lembra como a sua ficha ficava suja toda vez que precisava atualizar as estatísticas de seu personagem? Isso acabou. Basta mudar os dados no seu software e imprimir mais uma ficha, ou simplesmente ver suas novas habilidades no Caracter Visualizer, em seu notebook, Tablet ou celular.

Lembra como seu mestre perdia tempo conferindo se suas escolhas estão de acordo com a regra? Isso também é coisa do passado. O software valida tudo, e não existe a opção de seu personagem sair errado de lá.

Até o prazeroso ato de rolar os dados pode ser substituído pelos famosos roladores do Iphone ou Android. Tudo que é necessário para se jogar hoje em dia se encontra dentro de seu smartphone.

Admito que a tecnologia ainda seja incipiente, e ainda existe muito espaço para melhorar, como por exemplo as ferramentas para o mestre, e as versões mobile dos softwares da própria Wizards poderiam sair do forno, mas uma coisa é certa: a forma de jogar RPG já está mudando.

Você terá que se adaptar, ou será chamado de vôvô.

Anúncios

Sobre tremyen

Sou um milhonário exótico que curte falar besteiras pela internet.

Publicado em 31/08/2010, em D&D 4a Edição, Para Roleplayers e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Bora jogar D&D!

    E faça um post sobre Ghea!

  2. Hummmm… estou trabalhando para conseguir fazer o meu RPG Louge direito lá em casa. Acredito que muito breve voltarei ao maravilhoso mundo do RPG.

    Sobre Ghea, pensarei no assunto. 😉

  3. Quanto tempo não jogo!!!!!

    Já deve ter uns 3 anos que não jogo uma partida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: